browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Facas Artesanais

O propósito de texto é comentar a respeito das facas artesanais. Em nossa civilização o homem vem usando facas para diversos propósitos, desde caça, culinária até combates.

No mundo moderno temos os mais diferentes modelos de facas e cada um servindo a seu propósito. No mundo e no Brasil existem diversos fabricantes de facas de qualidade e outras nem tanto, por tanto vem à pergunta: Por que investir em uma faca artesanal?

Os custos quase sempre são maiores resultando em um investimento maior do que as fabricadas pelas indústrias. Bom, então qual seriam as vantagens? Vamos lá!

Primeiramente gostaria de falar da qualidade. Aí novamente vem uma pergunta? Como um cuteleiro em sua pequena oficina pode obter resultados melhores do que as indústrias. Bom, em primeiro lugar, este artista deve dominar os conhecimentos do aço e outros componentes usados na confecção da faca. Com estes conhecimentos ele consegue com suas habilidades moldar o aço e dar ao mesmo uma característica própria que fará desta peça única, totalmente customizada, pois vai atender aos requisitos do seu novo proprietário. Estes aspectos são a dureza, resistência, tempo de manutenção do corte, durabilidade e desenho da lâmina. Cada faca saíra exatamente como seu proprietário especificou, pois é o seu projeto, sua criação.

Devo lembrar que como existem diversos tipos de aços e estes ainda podem ser combinados, a escolha do mesmo é de estrema importância e o seu cuteleiro de confiança poderá ajudar a escolher o que melhor se aplica ao seu projeto.

Outro aspecto é a empunhadura que pode ser escolhida tanto os materiais que vão compor o cabo quanto seu formato ajudando na empunhadura durante o trabalho. Se for bem escolhido um bom projeto para a empunhadura o resultado final da faca será bastante harmonioso, facilitando o manuseio da mesma.

Existem diversas opções de cabos, podendo ser usados por exemplo a madeira, chifres de vários animais, ossos, resinas e fibras, materiais sintéticos e uma mistura destes. O formato do cabo também é de suma importância para se obter um produto final harmonioso tanto no visual quanto na aplicação.

Cada pessoa terá suas preferências e necessidades, podendo assim junto com um cuteleiro experiente obter exatamente o que precisa e no final o custo benefício valerá muito à pena. Pois jamais encontrará no mercado uma faca que atenda a tudo que se espera dela e por última será uma peça de arte com uma beleza única. Não existem duas facas artesanais iguais, então não perca mais tempo, se você precisa de uma faca no seu dia a dia, saiba o que esperar dela. Não espere mais, busque um cuteleiro de sua preferência e encomende sua faca!


4 Responses to Facas Artesanais

  1. Danilo Romão

    Boa noite, gostaria de adquirir um canivete personalizado resistente que pudesse ser usado no dia a dia na fazenda, é possível ser feito. Gosto que seja bom de corte.

    No aguardo de uma resposta.

    Danilo

    • newton

      Olá Danilo, obrigado pela visita. Eu não trabalho com canivetes, porém existem diversos cuteleiros no Brasil que se dedicam na produção de canivetes. Busque pelo Google e boa sorte. Aproveito para lhe desejar um 2013 cheio de oportunidades.
      Um abraço,
      Newton

  2. Claudemir Góes

    Quanto custa um curso de cutelaria

    • newton

      Caro Claudemir,

      Ótima pergunta, mais vai depender muito do nivel do curso e do instrutor.

      Por exemplo, o curso ideal para começar seria um treinamento basico de uma semana. Onde o aluno vai aprender a fazer uma faca do inicio ao fim, e ainda leva a faca que produzir para casa.

      Sugiro ligar para pelo menos três cuteleiros renomados que ofereça o mesmo tipo de curso e fazer uma cotação.

      Abraço,
      Newton

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *