browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Curso de Cutelaria Artesanal com D. Franco

Posted by on November 22, 2012

Faca Hunter by Newton J.

 

Após algum tempo reformando facas e montando alguns kits decidi que já era a hora de investir em um curso de facas artesanais. Depois de muita pesquisa e conversa com os melhores cuteleiros do pais selecionei três curso que foram o do Ricardo Vilar na fabrica da corneta em São Paulo, outro com o Rodrigo Sfreddo no sul do pais e com o Dionatan Franco. Os três curso são muito bons, porém devido a fatores como disponibilidade, tempo e distância fiz o curso com o Franco.

O curso de Introdução à Cutelaria Artesanal foi feito em abril de 2012 e foram cinco dias de intenso aprendizado das 8h as 17:30h. O treinamento é feito de forma que a teoria é apresentada junto com a prática o que dá um tom muito produtivo ao treinamento. Durante estes cinco dias o instrutor forja uma faca para ensinar e demonstrar as técnicas, sendo que o aluno também forja a sua própria faca e no final do curso terá concluido primeira faca artesanal.

Tudo começa com a escolha do modelo de faca a ser construido. No treinamento que fiz o modelo utilizado foi uma faca de caça ou Hunter como é conhecida, neste modelo se aprende muitos conceitos devido sua construção complexa. Porém o aluna sai dominando e conhecendo todo o processo de construção de facas artesanais. Quando voltar para casa que resolver fazer modelos mais simples será muito mais fácil.

Em seguida vem a escolha do aço que no meu caso foi o 5160 de uma barra virgem. Escolhido o material partimos para a forja, em seguida para a usinagem e acabamento da lâminha, guarda usinada chega a hora de fazer os ajustes da guarda na lâmina e fazer a solda das duas peças.

Forjando o Aço

Barra de Aço na Forja

Forjando uma Hunter

 Forjando

Facas Forjadas

  Três Hunters Forjadas

Usinagem da Faca

Usinagem

Têmpera

Resultado da Têmpera

    O material do cabo escolhido foi a madeira Roxinho para minha faca e Gonçalo Alver para a faca do Franco. Cabo colado na espiga partimos para dar o formato do cabo novamente através da usinagem.

Colando empunhadura em Rouxinho

Colando Guarda e Cabo em Rouxinho

Com a montagem da faca já pronta é dado o acabamento final na lâmina e no cabo. Assim nasceu minha primeira faca artesanal! Em seguida foi produzir uma bainha do tipo saco, em couro bovino costurada a mão e totalmente artesanal.

Acabamento do Cabo da Faca

Trabalhando no Cabo e Guarda

Confeccionando a bainha

Teste da Faca

    Com este curso economizei anos de desenvolvimento e aprendizado e por isso que fico muito à vontade para indicar este curso para toda e qualquer pessoal que tenha gosto pela cutelaria, isto quer dizer que não só os iniciantes em cutelaria deveriam fazer e sim colecionadores e demais aficionados por facas artesanais.

Aproveito para dizer que o Franco é uma pessoa extremamente agradável e receptivo. Me ajudou com todas as necessidades de quem esta longe de casa. Não posso deixar de dizer que é uma pessoa muito técnica e além disso com uma excelente vocação para o ensino. Um talento nato!

O mestre e agora amigo Franco me tirou da completa ignorância da cutelaria artesanal!

O curso é muito puxado e exige bastante foco, pois o conteúdo é passado na prática. Por isso para ter um completo aproveitamento recomendo que o estudante reserve esta semana para mergulhar neste mundo, confiar e se entregar aos conhecimento do instrutor, pois só assim vai conseguir levar para casa um conhecimento sólido. Aconselho a tirar fotos e fazer pequenos filmes de todo o processo de construção e fazer muitas anotações, desta forma após o curso você estará preparado para começar a construir suas próprias facas artesanais.

 

Certificado do Curso de Cutelaria Artesanal

Aprovado e Certificado

     Durante o curso foi construído por mim com orientação do Franco a seguinte faca:

  • Faca Hunter forjada de uma barra chata de aço 5160 virgem
  • Têmpera seletiva
  • Guarda em aço 1020
  • Cabo de roxinho com pino em aço 1020
  • Comprimento da lâmina: 11,8 cm
  • Largura da lâmina próximo ao ricasso: 3 cm
  • Comprimento do cabo: 12,5 cm

Newton J.

newton@newtonfacasartesanais.com.br

3 Responses to Curso de Cutelaria Artesanal com D. Franco

  1. Arlen

    Boa noite.
    Onde é o curso que você fez? Passe-me os contatos.
    Obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *