browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Cutelaria Artesanal vs Empreendedorismo?

Hoje estamos vivendo em nosso país uma grande crise politica e econômica, o que acaba por gerar um alto índice de desemprego. Algumas fontes apontam mais de 14 milhões de desempregados. Qual a solução mais rápida, efetiva e sustentável. Acreditamos que seja o empreendedorismo.

 

Mais como empreender sem conhecimento e sem capital, este é uma pergunta que assola a maioria dos candidatos a empresário. Porém não podemos nos abater por problemas e sim buscar soluções. E nesse aspecto nós brasileiros somos cheios de garra e vontade de construir algo melhor para nossa família.

 

Muitos são os desafios é verdade. Mais existem também varias saídas para quem deseja e precisa empreender para levar o pão de cada dia para sua mesa.

 

Tenho visto muitas pessoas usando suas atuais habilidades para mudar de profissão e levar estes talentos para outro nível. E mais que isso acabam por levar um incentivo para outros tomarem coragem para lutar pelos seus ideias.

 

Pois, enquanto uns choram, outros vendem lenços, não é mesmo?

 

O que tem haver Cutelaria com Empreendedorismo?

Curso Lucrando com Salgados

Bom, hoje temos no Brasil um número bastante expressivo de cuteleiros e muitos destes já estão vivendo exclusivamente da cutelaria. Mais eu me pergunto, será que estão encarando sua oficina com um negócio ou ainda continua tratando seu novo negócio como um simples hobby?

 

Então, outro dia estava conversando com uma amigo cuteleiro que me contou a seguinte história.

 

Sua esposa o encomendou várias facas para sua cozinha “nova”, pois estava se profissionalizando no ramo de Fazer Salgados para Vender. Esse caro amigo tomou um susto com a palavra profissionalizando, pois sua esposa que já estava ganhando um bom dinheiro com sua cozinha estava agora investindo em utensílios e cursos para ficar ainda mais profissional.

 

Fiquei muito curioso e perguntei que curso sua esposa estava fazendo e fui dar uma pesquisada. Bom descobri o curso Lucrando com Salgados que ensina a como Ganhar Dinheiro Vendendo Salgados. Achei muito interessante e por isso vou deixar aqui o link para quem desejar conhecer mais. CLIQUE AQUI!

 

Voltando ao assunto, meu caro amigo cuteleiro percebeu que ainda estava se divertindo muito na oficina e não tinha percebido que agora ele era o patrão e que tinha que cuidar do agora negócio de forma profissional.

 

Então vou agora falar de alguns pontos que julgo importante e dar algumas dicas. Vamos Lá!

 

Habilidades a desenvolver…

 

Não basta apenas ter o talento ou experiência na arte da cutelaria, mais também é preciso conhecer todo o processo produtivo de um empreendimento como este. Como por exemplo, saber comprar as melhores matérias primas e com custos adequados, processo de produção, controle financeiro, controle de qualidade e até mesmo o processo de vendas que necessita um bom planejamento de Marketing.

 

Sabendo disso órgãos como o SEBRAE fornecem muitas orientações e consultorias, podem até em muitos casos fazer o acompanhamento do seu negócio. Tem vários cursos presenciais disponíveis que irão tirar o empreendedor iniciante do zero.

 

Porém muitos cursos podem ser adquiridos pela internet. Afinal hoje passamos a maior parte do tempo conectados. Então nada mais natural que desfrutar desta tecnologia e poder fazer seu curso de qualquer dispositivo que acesse a internet seja ele um celular, tablet ou computador. E claro você poderá acessar a qualquer hora do dia ou da noite.

 

A arte de comprar bem

 

Quem já ouviu o ditado “para vender bem, tem que comprar bem”? Pois é, você precisa ter os melhores insumos mais sempre na quantidade certa para não passar do prazo de validade, precisa saber estocar e precisa saber o momento certo para comprá-lo pelo preço correto.

 

Um bom empresário sabe quanto pode pagar em cada um de seus insumos. Por tanto, invista um bom tempo desenvolvendo seu fornecedores se for preciso.

 

A dica aqui fica por conta de tratar o seu fornecedor como um grande parceiro, pois sem ele você não é nada. Desenvolver uma relação de ganha-ganha gera confiança para ambas as partes e contribui para o sucesso de negócio.

 

Um grande erro é tentar tirar do seu fornecedor sempre um preço abaixo do que ele pode administrar e isso vai forçá-lo a te abandonar ou diminuir a qualidade do produto sem que você tenha tempo de perceber. E já sabe onde esta corda vai arrebentar né?

 

Processo de produção

Lucrar Vendendo Salgados em Casa

Desenvolva todo o seu processo e registre cada passo. Tenha tudo documentado no detalhe e de tal forma que se uma pessoa que chegar hoje possa fazer exatamente como você.

 

Conhecer muito bem seu processo e ter tudo desenhado vai ajudar no treinamento de sua equipe, vai contribuir e muito na qualidade do processo final e vai dar velocidade na sua produção.

 

Então, vale sim a pena investir um bom tempo gerar procedimento de todas as etapas do seu processo produtivo

 

Controle de Qualidade

 

No que se refere a satisfação de seu cliente, lembre-se que é preciso mantê-los comprando sempre de você e se deseja clientes fiéis precisa ser um fornecedor fiél. E para isso manter a alta qualidade de seus produtos será fundamental.

 

Porém, lembre-se que manter a qualidade é obrigação e para manter a clientela feliz será preciso ter preço competitivo e um bom serviço de entrega. Há e claro atender o prazo sempre!

 

Uma boa dica aqui é o seguinte: Surpreenda seus clientes!

 

Controle Financeiro

 

Aqui está o cérebro do seu negócio e como tal merece muito cuidado. Lembre do seu fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber e impostos. Sim eu sei que a grande maioria dos cuteleiros não tem sequer um MEI. Acho melhor você correr e acertar sua vida se que se chamar de profissional.

 

A dica aqui é não gastar o dinheiro que entra no seu caixa. Tenha um procedimento para isso, para que garanta todos os pagamentos primeiro incluindo o fluxo de caixa.

 

Pois algo bem comum em empreendedores iniciantes é ficar empolgado com o dinheiro entrando e começar a gastar, porém lembre-se que tem as despesas do negócio para pagar primeiro e o próprio capital de giro.

 

Não esqueça de ter uma planilha de controle contendo todos os gastos, controle da produção, controle das vendas, contas a receber e contas a pagar. Tenho certeza que você vai se sair muito melhor conhecendo e controlando os números do seu negócio.

 

Formação de preço

 

A formação de preço é outra arte que deve ser dominada pelo candidato a empreendedor, pois ele precisa levar em conta todos os gastos diretos e indiretos. Por exemplo, é preciso levar em conta a luz, gás, impostos, ingredientes e até a hora trabalhada, assim como os utensílios usados no preparo Até mesmo investimentos em cursos devem ser considerados.

 

O Processo de Venda

 

Outra habilidade que deve ser desenvolvida é a venda. Porém a venda começa por conhecer muito bem seus clientes, e passa por uma estratégia bem formatada, até chegar em um planejamento de ação.

 

Um bom plano de Marketing se fará necessário. Nunca, mais nunca mesmo negligencie esta etapa em seu negócio por menos que ele seja. Pois não adianta nada ter o melhor produto pelo melhor preço, se você não consegue atingir o seu cliente final.

 

Vou deixar aqui uma boa dica de marketing. Seu produto precisa resolver uma DOR do seu cliente, ou seja, você precisa ter uma solução para um problema enfrentado pelo seu público. Sacou?

 

Vou te dar um exemplo, imagine o seguinte: Você produz facas de caça e seu público são caçadores amadores, profissionais e até mesmo os simpatizantes. Então eu pergunto, onde eles estão? São homens ou mulheres? Qual a idade? O que fazem para viver? Tem família? Viajam para caçar? O que gostam de fazer quando não estão trabalhando ou caçando?

 

Quanto mais você conhecer seu cliente mais perto você estará dele e assim poderá ter uma estratégia de marketing muito mais efetiva. Ficou mais claro agora?

 

Como último ponto lembre-se de estar regularizado, pois somente desta forma poderá construir um negócio sólido e sustentável no longo prazo. Por tanto, comece com um MEI e a medida que for crescendo passe para um simples nacional. O importante é manter contato direto com seu contador para estar em dia com a receita federal.

 

Com certeza a legalização do seu negócio será um diferencial neste mercado e você deverá usar isso como marketing.

 

Bom, ter um negócio não parece tão simples, não é mesmo? Mais não deixe se desanimar pelo trabalho árduo e como falei acima, procure um bom curso para aprender os detalhes de ter um negócio promissor.

 

Boa sorte!