browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Cuteleiros

Olá pessoal, aqui estarei na medida do possível adicionando informações de cuteleiros brasileiros e estrangeiros. A idéia é divulgar a história, o estilo e o trabalho de cada um, então se você é cuteleiro ou gostaria de ver aqui a divulgação de um cuteleiro que você goste, por favor mande um email para newton_hernandes@hotmail.com que estarei divulgando aqui com prazer.

 

Nacionais

Internacionais


14 Responses to Cuteleiros

  1. wagner

    minha vontade e de saber mais sobreo trabalho do cuteleiro J.SHAEFFER porque eu adorei o trabalho dele

  2. Alberto de Oliveira Maia

    Pratico arremesso esportivo de facas e, recentemente, comecei a estudar uma técnica russa de arremesso sem giro. Tenho usado facas de arremesso de 9″ x 1/8″, mas percebi que conseguir arremessos sem giro a distâncias maiores do que 4, 5 metros, é mais fácil utilizando a técnica junto c/ uma faca de momento de inércia maior (mais longa e, consequentemente, pesada). Estou muito interessado em um modelo também russo, mas não disponho de habilidade nem equipamento p/ produzir algumas. Você pode me indicar cuteleiros que se dispusessem a produzi-las p/ mim? Obviamente que o custo deveria no máximo “empatar” c/ o custo de importá-las, senão eu já o teria feito. É que não quero ficar dando meu cartão de crédito em sites russos… sabe-se lá quem é que está tão longe… Um cuteleiro brasileiro indicado por você seria muito mais confiável! Grato por qualquer ajuda, Alberto

    • newton

      Olá Alberto,
      Parabéns pela iniciativa da pratica deste esporte tão pouco entendido. Eu conheço o Alexandre Bodolay (alexandre@facasbodolay.com.br) que faz facas de arremesso com excelente qualidade.
      Abraço,
      Newton

  3. Douglas Galbiatti

    Olá Newton, sou também um aficionado pela arte da cutelaria artesanal. Dessa forma, eu gostaria de saber qual é o preço, em média, de um curso básico de cutelaria. Sem mais, aguardo resposta e agradeço desde já.

    Um abraço,

    Douglas Galbiatti.

    • newton

      Olá Douglas, obrigado pela visita!

      O preço de um curso com um bom cuteleiro vai ficar em torno de R$ 1500,00 por 40 horas de curso. Conheço o Diontan Franco que foi o que fiz e tem também o da Corneta além de outros cuteleiros.

      Boa sorte!
      Newton

      • Douglas Galbiatti

        Muito Obrigado pelas informações Newton. Porém, eu gostaria ainda, de realizar mais uma pergunta: onde eu posso encontrar artigos sobre cutelaria, falando de coisas como tipos e composição de aços, máquinas utilizadas para confeccionar as peças, tipos de máquinas utilizados em cada etapa de confecção da peça etc? Sem mais, agradeço novamente.

        Douglas

  4. Leonardo Moreira Leite

    Eu estou procurando um cuteleiro pra fazer para mim uma Push dagger, de qualidade e preço acessível. Gostaria que me recomendasse alguém pra fazer essa faca. Agradeço antecipadamente!
    Leonardo

    • newton

      Leonardo,
      Uma peça como essa com boa qualidade não sai barato. Temos vários cuteleiros no Brasil como o Dionatam Franco, Eduardo Berardo, etc. É importante que você veja o trabalho do cuteleiro antes de fazer a sua escolha.
      abraço,
      Newton

  5. Julio

    Você sabe onde posso encontrar facas artesanais e/ou facas especiais em Belo Horizonte?

    • newton

      Julio, infelizmente não conheço nenhuma loja do ramo em BH. Abraço, Newton

  6. Icaro Fernandes

    Oi, boa noite,
    na descrição que vc escreveu, colocou três nomes: Ricardo Vilar, Franco e o outro não to lembrando e nem encontrando onde vc descreveu os nome!
    Obrigado!

    • newton

      Olá Icaro, pode ser o Sr. Antal Bodolay (falecido) e seu filho Alexandre Bodolay.
      Abraço,
      Newton

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *