browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Faca em destaque

Posted by on March 5, 2012

Olá amigos da cutelaria artesanal! Hoje estamos inaugurando mais uma categoria do nosso blog, a faca em destaque da semana! Estaremos desta forma difulgando os trabalhos de nossos cuteleiros.

Os critérios para a escolha da faca serão sempre pessoais, no caso o meu! Mais é claro que aceito sugestões! Sempre vou esta olhando o acabamento, o equilibrio do conjunto, desenho da faca quanto a sua perfeição, materiais utilizados, capacidade de valorização monetária e o visual da faca que já é um quesito pessoal.

Para inaugurar esta categoria, vamos começar com chave de ouro, isso mesmo uma peça do cuteleiro Rodrigo Sfreddo.

Nome da peça: PRINCIPESSA

É uma gaúcha integral com 20 cm de lâmina e 32 cm de comprimento total, forjada em aço damasco padrão mosaico, com encaixe da empunhadura em elegante estilo Keyhole, completamente coberta por gravação à buril em exuberante motivo floral, madeira em ébano e aplique de ouro 24k na marca. Bainha em couro de búfalo com aplique em couro de jacaré, copiando o encaixe e desenho da empunhadura.

Para que vocês tenham uma idéia, foi necessário mais de uma semana de trabalho para fazer o desenho da empunhadura, pois foi um trabalho complexo e delicado todo feito a mão pelo processo de buril.

 

O Sfreddo é um grande mestre da cutelaria nacional e internacional, em breve teremos um release sobre o seu trabalho aqui no blog. Esta faca é uma obra de arte e vale cada centavo, aliáis estarei em breve escrevendo um artigo sobre facas sob o aspécto de investimento, colecionar facas artesanais pode ser um excelente investimento a logo prazo.

Um outra coisa, para aqueles que ainda não estam acostumados com os termos usados aqui, vou estar disponibilizando um Glossário de cutelaria, que será a nossa referência para termos técnicos. Aguardem!

Porém para não deixa-los no escuro vou fazer um pequenos resumo dos termos usados neste artigo.

  • Faca Gaúcha – É na verdade um estilo de faca usada no sul do Brasil e também em alguns países da América do Sul como o Uruguai e Argentina. São vários os estilos desta categoria de facas, mais no geral são facas feitas para a lida no campo. São geralmente rústicas para dar conta de cortes de pequenos arbustos, corte de animais e claro usada na culinária do campo. Hoje em dia devido ao grande interesse dos colecionadores, vários cuteleiros tem adicionado requintes a este estilo de faca, assim como esta aqui apresentada.
  • Buril – É uma técnica usada para remoção de material para criar uma imagem. Neste caso a técnica foi aplicada a um metal nobre aplicado sob a madeira do cabo e então trabalhado com uma ferramenta especial para ir esculpildo o metal até chegar na forma desejada que no caso foi motivo em floral.
  • Aço Damasco ou Aço de Damasco – É a união de dois ou mais aços de características diferentes, unidos pelo método de caldeamento (união por alta temperatura). No final do processo o aço fica com várias camadas e apresenta desenhos diversos de acordo com a técnica usada pelo cuteleiro. Este processo valoriza muito a faca tornando-a muito cara.
  • Keyhole – É uma técnica de fixar o cabo na faca. O encaixe é feito em chassi duplo horizontal. Esta técnica foi desenvolvida pelo Sfreddo e ainda não vi outro cuteleiro à usar.

Mais me digam, o que acharam desta peça? Deixem suas opiniões sobre mais uma obra de arte da cutelaria artesanal.

2 Responses to Faca em destaque

  1. EURICO MANUEL BOTAS FRADE

    Bonita peça! Execelente trabalho!

    • newton

      Realmente uma linda peça do cuteleiro Rodrigo Sfreddo com quem tive o privilégio de fazer um curso.

      abraço,
      Newton

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *