browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Minha coleção, meus projetos!

Posted by on April 4, 2012

Bom pessoal, vou aqui tratar de dividir com vocês os meus projetos.

Coleção atual

Como podem perceber o foco de minha coleção são facas do modelo Bowie (Em breve teremos uns artigos sobre modelos de facas), de cuteleiros nacionais da atualidade e o que espero ou esperava era possuir de uma a duas facas de cada artista.

Porém No decorrer das buscas me deparei com uma oportunidade única e acabei fechando uma béla sequência de facas bowie. Um dos cuteleiros que eu ainda sonha em comprar uma peça ero o Sr. Antal Bodolay, a missão era difícil pois o mesmo já tinha parado suas atividades no início do ano de 2011 devido a problemas de saúde.

No entanto em contato com seu filho o Alexandre Bodolay, outro cuteleiro de mão cheia que também estava nos meus planos me contou que ainda possuia uma bowie de seu pai e que por sinal era a última peça de sua autoria. Chegamos a um acordo e arrematei a peça que pode ser vista na página “Minhas Coleções”.

Na sequência adquiri um conjunto de uma faca e um canivete que troca de lâminas, sendo uma de aço e outra de damasco. Esta peça foi iniciado pelo Bodolay pai e terminada pelo seu filho. Na sequência também adquiri a primeira bowie feita pelo Alexandre Bodoly. Para completar comprei uma peça de J. Shaeffer e R. Vilar, sendo assim reconsiderei meu plano inicial e dou como encerrada esta sequência.

Nova coleção

Minha nova sequência será possuir de duas a três peças de dez cuteleiros nacionais em atuação no momento. O plano é adquirir facas que representem o estilo individual de cada cuteleiro e ao mesmo tempo ter representado a maioria dos estilos brasileiros de facas.

Esta coleção ainda esta em fase de planejamento, estou levantando todos os nomes dos cuteleiros que vou querer ter peças em minha coleção. Posso adiantar que além dos nomes tradicionais também vou abrir espaço para os novos talentos da cutelaria artesanal.

Fabricando minhas próprias facas

Bom, durante este tempo que tenho desenvolvido este hobby venho desenvolvendo conhecimento neste ramo. Lendo livros, conversando com cuteleiros, pesquisando na internet e participando de foruns e especialmento o FCA (Forum de Cutelaria Artesanal) onde a grande maioria dos foristas são cuteleiros ou iniciante na cutelaria, além de colecionadores.

Com tudo isso começou sugir a vontade de construir uma faca e como este é um ramo que vicia no bom sentido, a vontade virou necessidade e com isso decidir partir para o estudo e aprendizado das técnicas de contrução de facas artesanais com mais afinc0.

Como tenho um perfil de agir com planejamento, parti para fazer um bom planejamento e dentro deste esta a montagem da oficina que já esta em andamento (Em breve estarei disponibilizando as fotos em sequencia da preparação da oficina) e visando ganhar velocidade no aprendizado e claro mais qualidade busquei um curso de cutelaria que estarei fazendo entre os dias 14 e 20 de abril (2012) com o ilustre Dionatam Franco, cuteleiro de Ibitinga SP. E claro estarei divulgando aqui como foi o curso inclusive com as facas produzidas durante o treinamento.

Também gostaria de agradecer ao FCA e a todos os membros, pois são uma grande família dedicada a ajuda mutua e sem interesses. E tenho aprendido bastante com todos por lá.

Deixe a sua opinião sobre este artigo e me conte quais são seus projetos em cutelaria artesanal!

One Response to Minha coleção, meus projetos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *