browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Autor

Meu Nome é Newton Junior e desde pequeno tinha interesse por cutelaria artesanal, facas antigas e espadas. Meu interesse veio através do meu avô paterno que morava numa fazenda e usava uma pequena forja para fabricar sua próprias ferramentas como facas, machados, foices, facões e outras na lida com a terra. A forja artesanal também era usada para consertar e fabricar peças para seu alambique de cachaça.

Depois no curso técnico de mecânica tive a oportunidade de estudar metalurgia, mecânica dos materiais, tratamento dos materiais, fundição e forja, então nesta época ganhei conhecimento de aços e suas características além de tratamentos para adequar o aço a sua utilização. Porém custei a ter a iniciativa de começar a colecionar objetos de cutelaria.

Em 2010 comecei a reunir algumas peças que estavam espalhadas em casa de parentes, na casa e no sítio de meu pai e também comecei a adquirir algumas peças de cuteleiros brasileiros e internacionais.

Tenho aqui o objetivo de além de mostrar meu ajuntamento de cutelaria artesanal (coleção) divulgar este assunto que ainda é muito pouco conhecido apesar de estar crescendo a cada dia, porém meu intuito é fazer com as pessoas fora deste mundo da cutelaria passem a conhecer que existem facas maravilhosas que podem ser usadas no dia a dia com excelente custo benefício e beleza inquestionável, espadas para colecionar e de decoração. Enfim um novo universo a ser explorado.

Estarei trazendo também informações relevantes do meio nacional e internacional. Este espaço é aberto para divulgação de cuteleiros já consagrados e também para os novos talentos nacionais e por que não os internacionais. Assim sendo convido os nossos artistas da cutelaria a divulgarem seu trabalho aqui, assim como artigos, sintam-se em casa! Basta para isso entrar em contato comigo através do email newton_hernandes@hotmail.com


4 Responses to Autor

  1. Icaro Fernandes

    Olá, boa noite,
    Vc fez o curso de cutelaria em Sorocaba ou vc quem ministrou?
    Obrigado!

    • newton

      Olá Icaro, tudo bem?

      Então, eu fiz um curso com o D. Franco e outro com R. Sfreddo.

      Abraço,
      Newton

  2. Marcos

    Ola, vc ministra cursos de cutelaria?
    Sou de BH e tenho interesse em fazer o curso.

    Grato

    Marcos Procopio

    • newton

      Oi Marcos, tudo bom?

      Então, eu não ministros curso de cutelaria. Porém te indico o Dionatam Franco que mora em Ibitinga SP. Se vc deseja realmente aprender os segredos de produzir facas o Franco é um dos melhores no ramo para ensinar.

      abraço,
      Newton

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *